Bomba de Insulina

BOMBA_20DE_20INSULINA

Já imaginou trocar as milhões de picadas diárias por algumas picadas por semana? Essa é uma das propostas da bomba de insulina!

Mas afinal, o que é uma bomba de insulina? É basicamente um aparelho que libera insulina de ação rápida durante as 24 horas do dia. Ela se aproxima bastante do funcionamento do pâncreas, com a única diferença que cada pessoa tem que programar doses extras ao longo do dia. Ela tem, aproximadamente, o tamanho de um celular e a insulina é liberada através de um cateter que é colocado sob a pele.

E como ela funciona? A bomba de insulina libera uma quantidade contínua de insulina, mais conhecida como basal, que serve para manter a glicemia estável ao longo do dia. Além dessa, libera uma quantidade de insulina definida pelo usuário em horários para correção de glicemia ou antes das refeições, mais conhecida como bolus. Essa terapia não exclui a necessidade do controle dos níveis de glicemia. A glicemia ainda continua sendo determinante para a quantidade de insulina que deverá ser liberada.

Quem pode usar? Tanto diabéticos do tipo 1 quanto do tipo 2 estão aptos a usar a bomba de insulina. Porém, com um aparelho tão poderoso, é necessário ter alguns cuidados a mais, e principalmente entender melhor o funcionamento da diabetes, contagem de carboidratos, insulina, entre outras coisas.

Quais as vantagens?

  • maior flexibilidade no dia a dia
  • possibilidade de tomar doses menores de insulina
  • reduz riscos de hipoglicemia
  • melhor controle da glicose
  • possível diminuição da hemoglobina glicada
  • maior flexibilidade no horário das refeições
  • menor número de picadas por semana
  • uso de apenas um tipo de insulina

Algumas pessoas não se animam com a ideia de ter um aparelho conectado a elas durante 24 horas por dia. Mas é algo para se avaliar com cuidado e conversar com o médico, pois pode valer muito a pena e aumentar a sua qualidade de vida. Além disso, a bomba exige algumas responsabilidades a mais, como aprender a contagem de carboidratos, não esquecer de trocar os cateteres de 2 a 3 dias, verificar a glicemia com regularidade. Porém, para que essa terapia possa dar certo, é preciso que o paciente aceite a ideia de pelo menos testar e estar mais atento as mudanças do seu diabetes.

Obs: Eu sou usuária de bomba de insulina, e antes eu tinha medo e não me animava com a ideia de ter algo conectado a mim o tempo todo. Depois que comecei o teste, não queria mais parar de usar. Além das picadas a menos (troquei 7 picadas por dia para 1 picada a cada 3 dias), ela me dá maior flexibilidade para comer no horário que eu quiser sem ter que pensar em tomar mais uma picada. Outra coisa interessante, é não ter que se preocupar no lugar que você está para poder aplicar insulina. Na verdade, é só tirá-la do bolso apertar alguns botões e pronto, a minha dose de insulina já está sendo aplicada sem nenhum esforço. Para mim, tornou a minha vida muito mais prática e flexível.

7 comentários sobre “Bomba de Insulina

  1. rosangela disse:

    Informações valiosas. Estamos ensaiando a contagem de carboidratos para em seguida passarmos para a bomba. Minha filha tem 8anos. D1 desde os 6. Até agora não alcançamos uma medida certa. Vivemos entre as hipos e hipes. Angustiadas. mas, chegaremos lá se deus quiser. Você foi excelente. Fala com claridade e vai direto ao ponto. Obrigada. rosangela. Mãe dr assíria.

    • Fernanda Bernardo disse:

      Oi Rosângela,
      muito obrigada pelo elogio. Tenho DM1 desde os 11 anos e estou com a bomba há dois anos. É muito importante saber o que está fazendo para usar a bomba, a responsabilidade é um pouquinho maior. Vocês estão no caminho certo, saber fazer a contagem de carboidratos de uma forma melhor é muito importante! A parte de viver entre hipos e hiper, com a bomba, a tendência é diminuir e a glicemia ficar um pouco mais estável.
      Qualquer dúvida ou dica que precisarem podem falar comigo, estou sempre disposta a ajudar e a compartilhar informações 🙂

  2. Maria disse:

    Bom diia! Meu nome é Maria Patricia e uso a bomba de insulina a 3 anos, mas tenho uma duvida, nos locais onde coloco o cateter fica manchado, como se fosse uma picada de pernilongo, na maioria das vezes coloco na barriga onde tem melhor resultado.

    A outra duvida que tenho pode ser so impressao ou coisa da minha cabeça, mas parece que a barriga esta maior, sera que e devido a grande concentracao nesta area?

    no aguardo,

    • Fernanda Bernardo disse:

      Olá Maria,
      Essa parte de ficar manchado é “normal”, uma solução que ainda não testei mas minha médica me indicou foi um produto da Accu Check, o nome é Accu-Chek® LinkAssist Insertion Device, é um estilo de um carimbo que ajuda na hora da aplicação da cânula, porque as marcas aparecem devido à força a mais que naturalmente a gente faz durante a aplicação e esse carimbo aplica a força ideal. Testarei esse produto e em breve escrevo sobre ele.
      A parte de a barriga estar maior é algo para você ter cuidado. Mesmo com a bomba de insulina, a lipodistrofia (se não souber o que é, escreve um post sobre aqui)também pode aparecer. Precisa ter um rodízio entre os locais de aplicação. Sei que a barriga é o melhor local, e é possível fazer um rodízio nela. (nessa imagem é possível ver melhor esses lugares. Toma cuidado com isso, porque pode afetar na absorção da insulina.
      Qualquer dúvida a mais estou a disposição 🙂

    • Fernanda Bernardo disse:

      Olá Priscila,
      Realmente tudo é absurdamente caro, é um pouquinho inviável bancar tudo, o que você pode fazer é entrar com um processo, e dessa forma o governo te dá a bomba e todos os insumos. Geralmente é isso o que as pessoas fazem…

Deixe um comentário

