Emoções e a diabetes

https://i1.wp.com/www.paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Divertida_Mente-2.jpg

Já ouvi muitas pessoas e até médicos dizerem que as emoções não influenciam em nada no controle da diabetes. Mas eu discordo disso por me observar nessas situações. Quando estou ansiosa, de TPM, estressada, irritada ou com qualquer variação no humor minha glicemia tende a ficar um pouco mais alta. Buscando informações mais técnicas a respeito, sabemos que essas alterações causam a liberação de hormônios como adrenalina, cortisol… Esses hormônios tem efeitos no nosso corpo que alteram a ação normal da insulina, impactando diretamente a glicemia. Óbvio, que existem outros fatores que afetam em conjunto, como a alimentação, exercícios, entre outros, por isso não devemos culpar só o humor de alguém como o responsável de uma glicemia descontrolada.

Existem situações mais graves, em que as emoções alteram não só a diabetes como toda a nossa vida, que é o caso da depressão. Esse assunto eu tratarei em um post separado com mais detalhes.

A grande questão é: o descontrole da diabetes que causa alterações no humor ou as alterações no humor que descontrolam a diabetes?

Por exemplo, casos de hipoglicemia podem nos deixar irritados e de hiperglicemia mau humorados. Mas mesmo assim, os pesquisadores ainda não sabem responder qual vem primeiro, a alteração no humor ou a glicemia alta ou baixa.

E vocês? O que acham? Percebem alguma alteração no controle em momentos de variação de humor?

Anúncios

Um comentário sobre “Emoções e a diabetes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s