Lipodistrofia e rodízio de aplicações

Diabéticos que tomam insulina tem que aplicar algumas injeções por dia. Fazendo uma conta simples, supondo que uma pessoa tenha que tomar 4 injeções por dia (o que muitas vezes não é o suficiente), durante um ano seriam quase 1500 injeções!

Mas temos tantos lugares para tantas injeções?

A resposta é sim, temos! Porém, de nada adianta aplicar insulina em apenas um local. É necessário fazer rodízios entre os lugares possíveis de aplicação. Os principais locais de rodízio são: braços, coxas, abdômen e nádegas. Em cada uma dessas regiões existem entre 6 e 8 locais e é importante o rodizio entre eles, com distância de 1 a 2 cm entre cada local (de 1 a 2 dedos). Na figura abaixo, pode-se ver melhor essas regiões:

Uma sugestão é começar por um local, por exemplo, o braço esquerdo, aplicar nos 8 locais possíveis, passar para o direito e continuar assim até passar por todos os lugares e depois reiniciar o processo.

A aplicação em um mesmo local diversas vezes seguidas pode provocar a lipodistrofia, que é uma alteração na pele, uma espécie de “caroço” que além de trazer problemas estéticos, traz problemas na absorção de insulina, deixando o processo mais lento podendo causar hiperglicemias ou aumento de dose da insulina sem necessidade.

Para ajudar a fazer o rodízio de forma correta, seguem algumas dicas:

  • Não aplicar insulina perto do umbigo, pois nesse local a absorção da insulina é muito mais rápida. Deve-se deixar um espaço de 3 dedos ao seu redor.
  • Não aplicar perto de pintas ou cicatrizes
  • Não aplicar em um local que seja exercitada logo após a aplicação, pois os exercícios aumentam a circulação do sangue e isso faz com que a insulina seja absorvida mais rápido que o normal. Uma sugestão, por exemplo,  é se caso for correr aplicar a insulina no braço.
  • Para ajudar na hora de fazer a prega para aplicação de insulina no braço, uma sugestão é apoiar o braço no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhar curtas.

Durante todo esse processo é recomendável acompanhar mais atentamente as variações glicêmicas juntamente com um médico, para saber quais são os melhores horários para se aplicar insulina em um determinado local.

Anúncios

5 comentários sobre “Lipodistrofia e rodízio de aplicações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s