Hipoglicemia: Como reagir?

fadiga_andrenal1-1024x682

Quem convive com pessoas diabéticas, já deve ter presenciado uma crise de hipoglicemia. O que fazer? Como ajudar? Como perceber? É muito importante que nós, diabéticos, deixemos quem mais convive conosco avisados sobre o que fazer, já que geralmente sabemos como lidar com a hipoglicemia (mesmo quem não sabe, será apresentado neste post), mas às vezes precisamos de ajuda externa.

O que é hipoglicemia?

Segundo o dicionário, a hipoglicemia é uma “condição anormal, caracterizada pela quantidade diminuída de glicose no sangue”. Ou seja, se a glicemia estiver abaixo de um determinado valor, é necessário tomar alguns cuidados e tratá-la rapidamente. Muitos dizem que se a glicemia estiver abaixo de 70 mg/dL já é considerada uma hipoglicemia. Porém, o mais indicado é a consulta de um médico e ele indicará qual o valor “ideal” para o paciente.

Qual a causa?

Geralmente ela ocorre por:

  • tomar insulina a mais por engano,
  • exercício físico em excesso,
  • pular refeições,
  • consumo de álcool

Quais são os sintomas?

Os sintomas da hipoglicemia variam de pessoa para pessoa. Para alguns diabéticos ela é assintomática. Isso depende muito da pessoa e da frequência com que os níveis da glicose ficam baixos. Porém, alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Tontura
  • Fome excessiva
  • Fraqueza
  • Coração acelerado
  • Suor em excesso
  • Tremor
  • Palidez

Há também o caso da glicemia chegar a valores muito baixos, chegando ao nível do diabético ficar semi-consciente ou inconsciente, ou até mesmo entrar em coma. Nesses casos, o diabético precisa da ajuda de alguém para retornar à consciência.

Como tratar?

O primeiro tipo de hipoglicemia, na qual o diabético está consciente, o tratamento é feito com a ingestão de 15g de carboidratos, como por exemplo:

  • 1 copo pequeno (150 ml) de suco de laranja
  • 1 copo pequeno (150 ml) de refrigerante não dietético
  • 3 balas de caramelo
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar com água
  • 1 colher de mel

Após a ingestão do carboidrato, esperar 15 minutos e repetir a medição da glicemia, se continuar abaixo do indicado, repetir o processo.

Quando o paciente está semi-consciente ou inconsciente, ele não consegue mais ingerir alimentos. Por isso, não deve insistir que ele se alimente, pois existe o risco do alimento ser aspirado para o pulmão. Nesse caso, o melhor é injetar glucagon (hormônio que tem função contrária a da insulina, ou seja, aumentar o nível da glicemia), ou também pode tentar colocar açúcar na mucosa das bochechas. Caso não funcione, levar o paciente imediatamente ao hospital.

Como prevenir?

O melhor para prevenção é estar sempre atento aos níveis glicêmicos e sempre ter um lanche consigo para casos de emergência. Outros períodos em que deve aumentar a monitoração é durante a prática de exercícios físicos e durante a noite (principalmente antes de dormir). Com isso, é possível conviver bem com a diabetes e evitar hipoglicemias.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s