Dia Mundial da Diabetes

Para quem não sabe, hoje (dia 14/11) é o dia mundial da diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Alguns monumentos em todo o Brasil são iluminados de azul, para representar o “Novembro Azul”. Como o Cristo, no RJ;  catedral de Brasília; monumento das bandeiras, em SP; entre outros…

bla

Esse dia incentiva a conscientização em relação ao diabetes. Mas e porque azul? E porque o símbolo é um círculo?

Para começar, a campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes é representada pelo círculo azul. A Federação Internacional de Diabetes (IDF), desde o início, buscou um símbolo que fosse simples e fácil de reproduzir. A ideia era de que até uma criança conseguisse desenhar com um giz de cera. Após essa ideia inicial, precisaram definir a forma e a cor do símbolo.

O significado do círculo é extremamente positivo. Nesse contexto, ele simboliza a união, uma vez que a comunidade se juntou para apoiar a Resolução.  O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

Bom… depois de todas essas informações, o que tem feito nessa sexta azul? Compartilhe as suas experiências conosco!

Anúncios

Um comentário sobre “Dia Mundial da Diabetes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s