Dia Mundial da Diabetes

Para quem não sabe, hoje (dia 14/11) é o dia mundial da diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Alguns monumentos em todo o Brasil são iluminados de azul, para representar o “Novembro Azul”. Como o Cristo, no RJ;  catedral de Brasília; monumento das bandeiras, em SP; entre outros…

bla

Esse dia incentiva a conscientização em relação ao diabetes. Mas e porque azul? E porque o símbolo é um círculo?

Para começar, a campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes é representada pelo círculo azul. A Federação Internacional de Diabetes (IDF), desde o início, buscou um símbolo que fosse simples e fácil de reproduzir. A ideia era de que até uma criança conseguisse desenhar com um giz de cera. Após essa ideia inicial, precisaram definir a forma e a cor do símbolo.

O significado do círculo é extremamente positivo. Nesse contexto, ele simboliza a união, uma vez que a comunidade se juntou para apoiar a Resolução.  O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

Bom… depois de todas essas informações, o que tem feito nessa sexta azul? Compartilhe as suas experiências conosco!

Um comentário sobre “Dia Mundial da Diabetes

Deixe um comentário