Já pensou em diminuir o número de picadas necessárias durante o dia? Uma solução para nosso tão conhecido problema de inúmeras picadas por dia foi aprovada pela Agência de Alimentos dos Estados Unidos (FDA) no final de junho. A novidade é a insulina inalável, conhecida como Afrezza, que consiste em um pó, que será inalado através de um pequeno inalador. Quando atinge o pulmão, dissolve-se rapidamente e chega a corrente sanguínea, conseguindo levar a insulina até as células.
Como todas as soluções que surgem para diabéticos (e na área da saúde em geral), essa é mais uma que parece que demorará mais alguns anos para termos acesso. Porém, talvez não demore tanto… Falarei de algumas dúvidas que surgiram com essa nova notícia:
- Primeiro de todos, a Anvisa liberou a entrada da insulina inalável no Brasil e tem-se a expectativa de que ainda esse ano seja comercializado aqui. Portanto, parece não estar tão longe assim de nós.
- Talvez o principal conceito que se espalhe juntamente com a notícia da insulina inalável, é a de que ela acabarão totalmente com as injeções. Isso não é tão verdade. Se perceberem a forma como iniciei o post, falei sobre “diminuir” e não acabar com as picadas diárias. A questão é a seguinte, essa insulina substituiria a insulina rápida, a que geralmente tomamos antes de cada refeição, já que ela tem ação de 12 a 15 minutos após a “aplicação”. Ainda seria necessária a aplicação da insulina de ação longa
Esse é um grande marco para o tratamento de milhões de diabéticos, e a medicina está trazendo cada vez mais soluções para tornar a nossa vida cada vez melhor. Agora só nos resta esperar que ela chegue ao Brasil 🙂
Alguma perspectiva de lançamento desta insulina inalável aqui no Brasil?
Ainda não sei…. Pelo que sei, a comercialização foi aprovada no Brasil e logo depois foi interrompida…