Hemoglobina Glicada… que?

Quanto deu sua última hemoglobina glicada? Sabe o que esse número representa ou o porque que tem que fazer esse exame? Nunca ouviu falar de hemoglobina glicada? Bom… é sobre isso que falarei nesse post.

O que é?  Antes de explicar o que é hemoglobina glicada, é interessante sabermos o que é a hemoglobina e qual o seu papel no nosso organismo. Ela é uma proteína presente nos nossos glóbulos vermelhos e sua principal função é transportar oxigênio pelo nosso corpo. Já a hemoglobina glicada é um pedaço da hemoglobina que se liga à glicose. Os glóbulos vermelhos tem um tempo de vida de em média 120 dias e durante esse tempo a glicose adere à hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Então, pra que serve o exame? Serve para mostrar a  quantidade média de glicose nos últimos 2 a 3 meses, e isso nada mais é que a glicose que se aderiu a hemoglobina durante o período de vida dela. Além disso,  é importantíssima no diagnóstico e no controle da diabetes. Logo, esse é um exame importante não só para diabéticos, como para todas as pessoas.

Resultados? os resultados esperados nesses exames variam entre 4% e 6% entre pessoas não-diabéticas e abaixo de 7% para diabéticos.

É preciso tomar cuidado, pois como todo valor que representa uma média, o seu resultado não significa realmente que a sua diabetes está controlada. Por isso, é necessário sempre a avaliação de um médico.

Agora que já sabemos o que é a hemoglobina glicada e o que ela representa, podemos fazer com que ela atinja o valor ideal (menos que 7%). Só precisamos nos esforçar para controlar a nossa glicemia e fazer os exames periodicamente para saber o que está acontecendo com o nosso corpo.

Anúncios

6 comentários sobre “Hemoglobina Glicada… que?

  1. Maria disse:

    Bom dia
    Meu filho de 11 fez glicose de jejum com valor de 71mg/dl, hemoglobina glicada de 5.5 e glicemia média de 111.
    Esses valores são diagnósticos de pré diabetes.
    Estou preocupada.
    Aguardo uma resposta.
    Obgd

    • Fernanda Bernardo disse:

      Olá Maria,

      você já consultou um médico? A melhor pessoa para dar um diagnóstico correto e te dar instruções é um médico. Entendo a sua preocupação, mas é difícil eu te dar algum diagnóstico. Vai me contando o que aconteceu, e ficarei feliz em poder ajudar 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s