Hemoglobina Glicada… que?

Quanto deu sua última hemoglobina glicada? Sabe o que esse número representa ou o porque que tem que fazer esse exame? Nunca ouviu falar de hemoglobina glicada? Bom… é sobre isso que falarei nesse post.

O que é?  Antes de explicar o que é hemoglobina glicada, é interessante sabermos o que é a hemoglobina e qual o seu papel no nosso organismo. Ela é uma proteína presente nos nossos glóbulos vermelhos e sua principal função é transportar oxigênio pelo nosso corpo. Já a hemoglobina glicada é um pedaço da hemoglobina que se liga à glicose. Os glóbulos vermelhos tem um tempo de vida de em média 120 dias e durante esse tempo a glicose adere à hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Então, pra que serve o exame? Serve para mostrar a  quantidade média de glicose nos últimos 2 a 3 meses, e isso nada mais é que a glicose que se aderiu a hemoglobina durante o período de vida dela. Além disso,  é importantíssima no diagnóstico e no controle da diabetes. Logo, esse é um exame importante não só para diabéticos, como para todas as pessoas.

Resultados? os resultados esperados nesses exames variam entre 4% e 6% entre pessoas não-diabéticas e abaixo de 7% para diabéticos.

É preciso tomar cuidado, pois como todo valor que representa uma média, o seu resultado não significa realmente que a sua diabetes está controlada. Por isso, é necessário sempre a avaliação de um médico.

Agora que já sabemos o que é a hemoglobina glicada e o que ela representa, podemos fazer com que ela atinja o valor ideal (menos que 7%). Só precisamos nos esforçar para controlar a nossa glicemia e fazer os exames periodicamente para saber o que está acontecendo com o nosso corpo.

Anúncios

4 comentários sobre “Hemoglobina Glicada… que?

  1. maria de fatima honorio disse:

    eu fiz uma so ves ainda nao consegui medico ,ja terei que fazer novamente ,ja venceu os tres meses ja eve ter outro resultado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s