Diabetes tipo 1, cadê os doces?

docesfrança

A primeira coisa que a maioria das pessoas me pergunta quando digo que tenho diabetes é: “Você não pode comer doces?”. E eu sempre explico que não tenho nenhuma restrição alimentar e ainda explico o porque disso fazer algum sentido biologicamente.

Acredito que pela forma como a diabetes ainda é divulgada hoje em dia em todos os tipos de mídia e mesmo pelos médicos, esse mito ainda persiste na cabeça de muitas pessoas. Porém, é possível viver bem com a diabetes e ainda assim comer de tudo um pouco. A grande questão é “controlar a glicemia” como aborda a notícia do R7.

Obviamente, os diabéticos, assim como todas as pessoas, têm que ter uma alimentação balanceada e controlada, sem exageros. Mas nada de proibições. Qualquer coisa que uma pessoa não-diabética pode comer, um diabético também pode!

A questão é a seguinte: qualquer alimento que comemos que tiver carboidratos, não necessariamente doces como também pães, cereais, massas, dentro outros, durante a digestão viram açúcar no sangue. Esse açúcar no sangue, que faz a nossa glicemia se elevar. Então, o que fazer para conseguir comer de tudo e a glicemia continuar controlada?

Para isso, existe uma terapia nutricional chamada contagem de carboidratos, na qual todo carboidrato é levado em consideração na hora de tomar insulina. Ou seja, dependendo do total de carboidratos ingeridos em uma refeição a pessoa aplica uma quantidade de insulina. Dedicarei um post apenas para abordar esse tema.

Mas é preciso cuidado, grandes poderes trazem grandes responsabilidades! Por isso é importante o acompanhamento de um médico, tanto para explicar todo o funcionamento e as contas da contagem de carboidratos, quanto para acompanhar o resultado na vida do diabético.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Diabetes tipo 1, cadê os doces?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s